terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Propósito de 2011: organização!!!


Sempre tive problemas com organização. Antes de casar me decidi: vou organizar todas os meus arquivos aqui na casa da minha mãe, e quando eu mudar, já vai estar tudo pronto!!! Com a correria do casamento, não consegui organizar e nem levar nada para a minha casa.  Pra vocês terem uma idéia, nem as minhas roupas eu teria levado de uma vez, se não fosse o Leo me "obrigar" e ajudar a fazer isso NO DIA DO CASAMENTO!!! Depois do casamento, veio a correria para comprar os móveis, depois, a correria para comprar as coisas do bebê, depois a correria para cuidar do bebê, depois a mudança, a volta ao trabalho, mil motivos para procrastinar! Na virada de 2010 para 2011 decidir mudar de vida! Descobri que a fonte da minha bagunça é o acúmulo de coisas desnecessárias. Eu nunca encontrarei espaço para guardar tanta coisa! Comecei o ano jogando as tralhas fora. Nossa, foram pilhas e pilhas!!! Até provas de alunos do ano de 2005 eu encontrei! Tinha coisas que eu guardava achando que um dia poderia precisar, mas que, com a bagunça, nem saberia onde estava caso precisasse. Deu até uma sensação boa! Teve um dia que fiquei até às 2h da manhã de tão empolgada! Busquei inspiração na internet e encontrei muitas dicas bacanas. Caso alguém aí tenha o mesmo problema que eu, aqui vão 5 dicas que eu traduzi do blog Apartment Therapy:

1. Ande sempre com um calendário. Seja no celular, ou mesmo um de papel, ver os dias da sua vida numa tabela pode ser de grande ajuda.


2. Arrume a cama de manhã. O simples ato de fazer a cama me faz sentir tão arrumada! Isso também me mantém longe da tentação de voltar para ela nos dias curtos e escuros de inverno.


3. Rodeie-se de superfícies limpas em casa. Mesas, prateleiras, balcões de cozinha - ver uma paisagem limpa à sua volta vai te ajudar a se sentir que você é organizado.


4. Mantenha uma lista de coisas a fazer em um lugar bem visível. Eu escrevo a minha lista num quadro negro que tenho na cozinha. Ele me ajuda porque não dá pra andar pela cozinha sem olhar pra minha lista e lembrar das coisas que preciso fazer.


5. Fora com o lixo! Propagandas que recebemos por correspondência, catálogos, antigas listas telefônicas - se você não precisa, jogue fora imediatamente! Leve as propagandas direto para a cesta de lixo reciclável, ao invés de deixá-las sobre a mesa. Pare de assinar catálogos que não quer ou não precisa. Faça o que for necessário para não acumular tranqueira! 


Ainda tenho muito a organizar, mas quero manter esse ritmo e transformar a organização num hábito, ao invés de mantê-la como um evento. Já dizia o ditado: "Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje!" Tomara que eu consiga!!! 












3 comentários:

  1. Ei Raíssa!

    Acho complexo manter uma organização também. E o pior é que o Dani é MEGA organizado e detesta que as coisas fiquem desorganizadas. hehehehehe.

    Daí, com o casamento, estou aprendendo a me organizar melhor, o que é um ganho para mim. E ele está aprendendo a aguentar baguncinhas de vez em quando! kkkkkkkkk

    Meu armário de roupas, de tudo, é o que menos consigo manter organizado. A arrumção acaba sendo mesmo um evento e logo, logo eu já desfiz toda a logística que programei com a arrumação. :-)

    Achei que quando fosse para a MINHA casa, teria tudo bem mais arrumado e no lugar... kkkkkkk. Até que o geral da casa tem até funcionado bem mesmo, mas minhas gavetas e tudo o mais que fica "guardado" e é só meu... sem chances!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga,

    se desapegar das coisas não é tarefa fácil. Mas, precisamos ser muito objetivos sim. O necessário fica, SE um dia precisarmos novamente a gente vê como faz.

    Na casa da minha mãe eu sempre tive um baú (pequeno, mas era um baú) pra eu guardar meus papéis, (também era professora), agendas (com igressos de todos os shows e paresentações e seções de cinema etc., mais um monte de cartas de amigas (antigamente não existia e-mail (risos) e eu trocava cartas semanalmente com uma amiga em Recife e outra em Minas)... Enfim, mas, sempre foi tudo absolutamente organizado em pastas porque eu era um pouco viciada nesse lance e depois, como você disse, se a gente não sabe onde está, quando precisarmos também não saberemos aonde procurar... Tinha também quilos de revistas (que eu assinava).

    Uma semana antes de casar, estava separando o que eu iria levar pra vida nova... Meu pai apareceu do nada (porque eu deveria estar muito concentrada, mergulhada em papéis e mais papéis) e só disse assim: "Vai ficar tudo amarelo e cheio de pó, você não vai querer encher sua casa de pó, vai?" Foi engraçado, porque o que que tinha haver os papéis que eu poderia precisar com o pó? Raíssa, até coisas da escola que a mamãe tinha guardado por anos (de quando eu era pequena) foi pro lixo. Hoje eu estou aqui tentada a guardar alguma coisa das crianças... Pra quê? Papel ocupa espaço, e as lembras a gente guarda pra sempre.

    Uma boa solução que eu e o Dudu tivemos foi escanear o que a gente quer guardar, assim, não ocupa espaço fora do HD. Lugar de lixo é no lixo e o que você não precisa agora alguém que você conhece ou ainda não conhece certamente está precisando. Sem culpa alguma: Eu não junto lixo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, é isso aí! O melhor mesmo é nos livrarmos do que não usamos! Hoje mesmo já joguei mais uma caixa de coisas fora! Estou ficando viciada nisso!!! hehehe..Beijinhos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: